Relatório Programa Populus
Relatório 5 – Crescimento e Dinâmica Populacional
Programa computacional populus.exe
Grupo: Elizabeth L. de Oliveira - 68055 Grasielle A. V. Rodrigues - 65576
Viçosa
Julho, 2013
A. Crescimento independente da densidade.
1. Como é o crescimento populacional (a variação de N em função de t) em um modelo discreto, independente de densidade, em que a taxa reprodutiva liquida da população (Ro ou lambda) é maior do que 1 (hum)? Considere N0>0. Assumindo lambda =1,1 e N0 = 10 e n gerações= 20, o crescimento é do tipo exponencial.
2. Como o número de gerações altera os resultados? Assumindo lambda= 1,1 e N0 = 10 e n gerações=50 , a medida que se aumenta o número de gerações, altera-se o resultado de indivíduos final.
3. Como o número inicial (N0) altera os resultados? Assumindo lambda = 1,1 e N0 = 20, o número de indivíduos final aumentam.
4. O que acontece quando lambda é igual e quando é menor que 1? Quando lambda é igual a 1 o número de indivíduos permanece constante paralelo ao eixo x. E, quando lambda é menor que 1 o crescimento é negativo, ou seja, a população está diminuindo com o tempo.
5. Qual a diferença entre os resultados de um modelo discreto e o modelo continuo de crescimento independente da densidade? O crescimento de população discreto é medido por gerações onde cada ponto representa um indivíduo que irá crescer, se reproduzir e morrer, e crescimento de população