Ética
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DIESCIPLINA: ÉTICA PROFISSÃO E CIDADANIA
Acadêmico: Fabiana Lennertz
Atividade: Exercício de reflexão sobre Ética e Cidadania
Segundo Suely Rolnik (1992) "cidadania" tem sido uma palavra-chave do discurso que se reivindica como democrático já que a ideia de cidadania está imediatamente associada a reconhecimento e respeito pelo outro, pelo menos no que se refere a direitos civis. A democracia se define exatamente como um regime no qual a soberania pertence ao conjunto dos cidadãos - que, em princípio, são todos os membros de uma sociedade: todos considerados indivíduos, iguais em seus direitos perante a lei, independentemente de classe, cor, sexo ou religião.
Entretanto, a autora citada afirma que, mesmo nos países "politicamente corretos" nesse aspecto - ou seja, países em que o direito de cidadania está assegurado senão para todos, pelo menos para a grande maioria - a conquista referida não assegurou uma qualidade de vida individual e coletiva satisfatória, em face dos problemas apontados por movimentos ecológicos no que diz respeito ao meio ambiente físico, e que podem ser estendidos ao meio ambiente social e subjetivo.
Fritjof Capra (1983) em seu livro (filme), O ponto de mutação, compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista. O segundo, sistêmico, vê o todo como indissociável, incluindo o conhecimento nos diversos campos da cultura ocidental atual. Ele defende que são necessárias mudanças rápidas nas atitudes das pessoas para que se possa, pelo menos, minimizar os grandes problemas mundiais.
Face ao exposto, isso nos leva forçosamente a nos interrogarmos sobre o próprio conceito de democracia, no âmbito da ética, na intenção de problematizar a noção de homem como cidadão: o outro (humano ou não, unitário ou múltiplo exterior a um eu). E, também, o respeito pelos direitos e deveres de todos, respeito pelas