O FUNCIONARIO ESCOLAR COMO EDUCADOR
Antonia Araujo Silva
RESUMO
Este trabalho deriva do projeto PROFUNCIONÁRIO que tem por objetivo a formação de funcionários da educação publica. Entretanto alem de educadores, este também proporciona formação técnica a quatro especialidades: alimentação, gestão, multimeios didáticos e manutenção de infraestrutura escolar; tratando-se não somente de formação, mas também de transformação de ensino; atuando como funcionário e agindo como educador.
INTRODUÇÃO
O movimento dos trabalhadores em educação e, atualmente, o Ministério da
Educação e Cultura do Brasil estão propondo a formação continuada dos trabalhadores como um dos mecanismos de melhoria da qualidade do ensino e realização da meta de democratização da educação básica, tendo em vista uma participação mais efetiva, consciente no processo educativo da escola.
Tal preocupação, por uma política de valorização dos trabalhadores em educação; em cena, os funcionários de escola reconhecem que todos os espaços da escola, além do espaço da sala de aula, são importantes espaços educativos. Complementando a importante atuação do professor em sala de aula, ocorrem significativos processos de comunicação interativa e de vivência coletiva que coloca em cena os trabalhadores em educação não-docentes que estão atuando nas unidades de ensino.
SUGESTÕES DE AÇÃO PARA QUE O FUNCIONARIO ATUE COMO EDUCADOR
1. Oferecer ao ESTUDANTE condições de adquirir hábitos saudáveis através da merenda -"A alimentação diária é um momento de formação de hábitos. Na escola, são garantidas à criança refeições preparadas com alimentos balanceados, escolhidos por profissionais especializados. A criança chega em casa e pede à mãe que lhe faça os legumes que ela comeu na escola. Então, a merendeira torna-se desta maneira educadora multiplicadora de atitudes, pois propaga o novo hábito"
2. Tratar os estudantes e as pessoas que os rodeiam com respeito, dando-lhe carinho, atenção, afim de que os mesmos