Relatório preparo de soluções
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PREPARO DE SOLUÇÕES
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA
QUI109- Turma 63
Ouro Preto
20 de Setembro de 2014
PREPARO DE SOLUÇÕES
Título: Prática 04- Preparo de soluções
Objetivos: Realizar o preparo de soluções de NaOH e HCl, ambas a 0,1 mol/L, tendo como objetivo o aprendizado dos métodos de preparo de soluções e a determinação de valores de algumas concentrações.
Introdução: Solução é o sinônimo de uma mistura homogênea, que constitui uma única fase, de substâncias de estrutura molecular diferente e que não regem entre si. Uma mistura pode ser molecular ou iônica, as soluções iônicas podem ser soluções aquosas de ácidos, bases ou sais, essas são condutoras de corrente elétrica, são chamadas eletrolíticas. Já as soluções moleculares, ou não eletrolíticas, são formadas por moléculas dissolvidas e não conduz corrente elétrica.
Uma solução é constituída por dois componentes, o solvente e o soluto, em que o solvente é o componente da solução que está no mesmo estado físico, temos como exemplo água em uma solução aquosa. É também o componente em maior quantidade. Em contraposição o soluto é o componente a ser dissolvido no solvente, como por exemplo sal em uma solução aquosa de NaCl.
As soluções podem ser Insaturadas, Saturadas e Supersaturadas (Saturadas com corpo de fundo). As soluções Insaturadas possuem uma quantidade de soluto dissolvido menor do que o Coeficiente de Solubilidade, já as Saturadas possuem o máximo do Coeficiente de Solubilidade dissolvido na solução. As soluções supersaturadas ou saturadas com corpo de fundo são aquelas em que o máximo do coeficiente foi dissolvido e ainda assim restou uma pequena quantidade de soluto sem ser dissolvido, formando um corpo de fundo.
Parte Experimental
Experimento 1: