Relatório: pratica densidade
Para que seja possível identificar qualquer elemento, substancia ou mistura que compõe determinado sólido é preciso verificar a qualidade de massa que aquela amostra ocupa no espaço. Para sólidos irregulares o método físico de deslocamento volumétrico é a forma mais precisa.
As propriedades físicas da matéria dividem-se em duas categorias principais: Intensivas e extensivas. Tanto a massa como o volume são duas grandezas extensivas. Isso significa que o seu valor depende do tamanho do corpo. A densidade é uma das propriedades que caracteriza uma substancia onde é uma característica própria do material, por isso é classificado como sendo uma propriedade especifica. A densidade é a ração da massa pelo volume de um corpo. Trata-se de uma propriedade física que permite a identificação de uma substancia ou material.
2. OBJTIVO
Identificar amostras sólidas através do calculo de sua densidade.
Determinar a massa de substancias solida utilizando uma balança.
Identificar amostras liquida através de sua densidade utilizando decímetros.
3. MATERIAS E REAGENTES * Água destilada * Amostra de líquidos * Amostras de metais * Balança analítica * Provetas * Densímetros * Paquímetro * Amostras de madeiras
4. PROCEDIMENTOS
4.1 Experimento 1
Densidade absoluta de sólidos – amostra metálica irregular – deslocamento de volume.
Pesou-se a amostra e anotou-se a sua massa. Colocou-se 60ml de água destilada em uma proveta de 250ml, mergulhou-se a amostra na proveta e anotou-se a nova leitura do volume ( não se esquecendo do menisco).
4.2 Experimento 2
Densidade absoluta de sólidos – amostra metálica de madeira regular – cálculo do volume da forma geométrica
Tirou-se as medidas de duas amostras (metálicas e madeira) com o auxilio do paquímetro. Calculou-se o volume utilizando as equações geométricas. Pesou-se as amostras, calculando a densidade de ambas.
4.3 Experimento 3
Densidade absoluta de amostras líquidas –