Relatorio Aula Pratica: Densidade, Empuxo,
Cascavel
2014
Introdução: A densidade (também massa volumétrica ou massa específica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico
O empuxo existe devido à diferença de pressão hidrostática do corpo, sabendo que esta é proporcional à massa específica do líquido ou densidade, à aceleração da gravidade, e à altura de profundidade. Empuxo é o que mantém os navios flutuando e os submarinos submersos.
Objetivo:
Levar o aluno, com base nos resultados experimentais obtidos, a identificar o empuxo como aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num liquido e determinar a densidade de alguns líquidos.
Materiais necessários: - Sistema de sustentação principal Arete; - Corpo de metal; - Dinamômetro de 2N; - Seringa; - Bequer; - Agua;
- Sal;
- Alcool;
- Barbante.
Andamento das atividades: - Meça o peso do corpo de matal usando o dinamômetro e anote na tabela;
- Coloque 100ml de agua no bequer e mergulhe o corpo de metal preso no dinamômetro no liquido;
- Com a ajuda da seringa meça o volume do liquido deslocado;
- Faça o mesmo usando agua com sal e anote a dorça marcada no dinamômetro na tabela;
- Faça o mesmo usando álcool e anote a força marcada no dinamômetro na tabela;
Fluido
P ar
P aparente
E(P ar - P aparente)
Vl deslocado
Agua
0,44
0,4
0,04
7. 10-6 m³
Agua com sal
0,44
0,4
0,04
6,5. 10-6 m³
Alcool
0,44
0,42
0,02
6,8. 10-6 m³
Resultados:
Conclusões: Conclui-se que o a agua tem o seu peso aparente menor que todos os outros elementos testados, porem o seu volume de liquido deslocado foi o maior comparado ao da agua com sal, e o álcool que obteve o menor volume liquido deslocado.