Relatório de Física - Principio de Arquimedes e densimetria
CENTRO DE TECNOLOGIA – ct
CICLO BÁSICO
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
PRÁTICA 6 – princípio de arquimedes e densimetria
Aluno: ÉVERTON SOARES DE SOUSA curso: ENGENHARIA QUÍMICA matrícula: *******
Prof: *****
TURMA:
OBJETIVOS
- Determinar a densidade de sólidos e líquidos. - Verificar experimentalmente o princípio de Arquimedes. - Determinar o empuxo. - Determinar a condição para que um sólido flutue em um líquido.
MATERIAL UTILIZADO - Dinamômetro graduado em N; - Corpos sólidos (plástico, ferro, chumbo, parafina, madeira); - Líquidos (água, álcool); - Garrafa plástica com tampa; - Béquer de 140 mL; - Proveta de 100 mL;
INTRODUÇÃO TEÓRICA Quando um corpo é total ou parcialmente imerso em um fluido (líquido ou gás) em equilíbrio, o fluido exerce pressão em todos os pontos da superfície do corpo que esteja em contato com ele. Como a pressão é maior nas partes imersas mais profundas, haverá uma força resultante verticalmente para cima, denominada empuxo. Arquimedes descobriu este fato experimentalmente muito antes de estabelecidas às leis básicas da Mecânica e enunciou seu famoso princípio: “Todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido, sofre a ação de uma força vertical, dirigida para cima, de módulo igual ao peso do fluido deslocado”.
VERIFICAÇÃO DO EMPUXO
Para determinarmos o peso de um corpo imerso em um fluido, primeiramente mergulharemos totalmente um corpo neste fluido. Verificaremos que, de acordo com o princípio de Arquimedes, haverá um empuxo (E) exercido pelo fluido sobre o corpo; desta forma obteremos um peso aparente (P’) menor do que o peso real (P):
P’ = P – E → E = P – P’
Por outro lado, de acordo com o princípio de Arquimedes, o empuxo é igual ao peso do líquido deslocado, isto é:
E = mL . g
Onde mL é a massa de líquido deslocado e g, a aceleração da gravidade.
Como a massa