Relatório de aula prática de Densidade
A realização de experiências em laboratório é fundamental para o estudo da química. Para introduzir alguns conceitos básicos, como densidade, foi realizada uma experiência no dia 05 de abril de 2013, que será descrita a seguir. Nesta experiência que vamos apresentar foi necessário aplicar os conceitos de massa, volume e densidade. O conceito de massa se refere a uma medida da quantidade de matéria de um determinado objeto. A unidade básica da massa é o quilograma (kg) mas, para uma melhor precisão nos estudos da química, o uso da unidade menor grama (g) é mais indicado. Volume é indicado pelo comprimento elevado ao cubo, por isso a unidade correspondente a essa grandeza é o metro cúbico (m³). Porém, os químicos usam em geral volumes muito menores, assim a unidade de medida mais utilizada é o centímetro cúbico (cm³) ou até mesmo o decímetro cúbico (dm³). Uma unidade de volume correspondente ao centímetro cubico é o mililitro (mL). A densidade de um material é calculada através da massa de um objeto dividida pelo seu volume:
A unidade de medida da densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m³). Nos resultados obtidos em nossa experiência, a densdade será apresentada em gramas por centímetro cúbico (g/cm³).
OBJETIVOS
Este relatório tem como objetivo apresentar valores como a massa, o volume e a densidade de algumas substâncias sólidas, determinados por meio de experiência realizada em laboratório. A massa da amostra será determinada após a pesagem da mesma em uma balança. O volume do material será calculado por meio da quantidade do liquido deslocado pela amostra em uma proveta graduada. Com estes dados, calcular a densidade dos respectivos materiais apresentados.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados nesta experiência foram:
Uma balança semi-analítica – Shimadzu – com um erro de 0,01 gramas;
Proveta graduada de 100 ml com um erro de mais ou menos 1 ml;
Proveta graduada de 25 ml com um