7 perdas
DA QUALIDADE
PROCESSOS GERENCIAIS
•
A abrangência das características gerais e as especificidades dos
Sistemas de Gestão poderiam tornar muito difícil o estudo desses sistemas. Porém, todos tem dois objetivos básicos:
1. Devem desenvolver mecanismos que, em um primeiro momento, garantam a sobrevivência da organização,
2. Possibilite a sua permanente e contínua evolução.
À dificuldade básica de fazer a organização operar em busca de um único objetivo somam-se outros aspectos que tornam o processo de gestão mais do que uma simples ciência.
Um desses aspectos é a componente interativa da empresa:
A descrição pura e simples das estruturas formais é, em geral, insuficiente para descrever a organização e possibilitar o entendimento de como ela opera.
Podemos conceituar esse sistema como “um conjunto de regras, de procedimentos e meios que permitem aplicar métodos a um organismo para realização de determinados objetivos”.
• sistema de gestão da produção – aplica ao sistema físico da empresa métodos de programação, desenvolvimento, avaliação e controle;
• sistema de gestão de pessoal – aplica aos recursos humanos da organização métodos de seleção, formação, qualificação, promoção, ...
• sistema de controle e arrecadação – aplica aos chamados “agentes econômicos” métodos de distribuição de renda.
Os sistemas de gestão envolvem normas, métodos e procedimentos. As normas incluem a política global da organização, suas diretrizes de funcionamento e as regras específicas, aplicáveis aos recursos da organização em situações definidas.
Para a Gestão da Qualidade, o conjunto de normas básicas de operação é definido pela política da qualidade da organização.
Os métodos referem-se ao modo como são operados os recursos gerais da organização, para que sejam atingidos os objetivos propostos. Os procedimentos são as operações necessárias para a aplicação efetiva dos métodos, atendidas as regras que