Sistema toyota de produção - as 7 perdas
Acadêmicos
Antônio Rudinei da Silva Souza
Cléber Souza da Silva
Professor- Tutor Externo Sr. Leonardo Jacques
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Logística (LOD 0076) – Prática do Módulo I
10/06/2011
RESUMO
Com este estudo buscamos apresentar uma das finalidades do sistema Toyota de Produção, que é a completa eliminação do desperdício, assim visando com estes conhecimentos à eliminação de gastos desnecessários e as demais vantagens da utilização deste sistema. Baseando se em pesquisas de livros e sites, conseguimos demonstrar os conceitos básicos deste processo, chegando assim ao resultado de que os 07 desperdícios é uma ferramenta disponível não só para minimizarmos custos, mas também para organizar o fluxo de produção e identificar possíveis falhas, porém deve-se analisar o processo como um todo, pois em muitos casos a utilização incorreta desta ferramenta acaba ocasionando um resultado negativo, diferente do esperado.
Palavras-chave: Produção, desperdícios e melhorias.
1 INTRODUÇÃO
O sistema Toyota de produção surgiu no Japão, na fabrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial, objetivava aumentar a eficiência da produção pela eliminação de desperdício. Criado pelo fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. Nesta época a indústria Japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma considerável falta de recursos, o que naturalmente a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
O sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no inicio do século XX predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com grandes estoques e lotes de produção. Nesta