Relatório Aula pratica 01 - Densidade de líquidos e sólidos
1. Introdução Teórica
2. Objetivo
3. Parte Experimental
3.1. Materiais e Reagentes utilizados
3.2. Procedimento Experimental
4. Resultados e Discussões
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância.
A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento. Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue). O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Assim, ao anotar a posição do antes e depois da adição do sólido, o volume poderá ser deduzido.
A densidade dos líquidos pode ser determinada analogamente à densidade dos sólidos, medindo-se a sua massa e determinando-se o seu volume. Entretanto, no caso dos líquidos, uma alteração relativamente pequena na temperatura pode afetar consideravelmente o valor da densidade, enquanto que a alteração de pressão tem que ser relativamente alta para que o valor da densidade seja afetado.
Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
“A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material
(seja ele sólido, líquido ou gasoso)”
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
2. OBJETIVO
Determinação de densidades de líquidos e sólidos irregulares Utilizar corretamente a balança Calcular o erro percentual entre valores teóricos e experimentais
3. PARTE