Ciências sociais
Platão acredita na existência de dois mundos: o mundo inteligível, que seria o mundo em que nós, antes de nascermos, passaríamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes e o mundo sensível, que seria o mundo em que vivemos, onde já temos as idéias dentro de nós, porém, muito resguardadas, e é necessário o uso da Dialética para lembrarmos-nos das mesmas. Além disso, Platão acredita nas chamadas “almas grandiosas”, ou seja, algumas crianças são aptas naturalmente (melhores que as outras), limitando “evolução”. Aristóteles não acreditava na existência de dois mundos: o mundo sensível é o mundo inteligível. Defendia o Empirismo, ou seja, acreditava que através de experiências era possível alcançar a origem das idéias, pois as idéias não são assimiladas por todas as pessoas da mesma forma, já que nem todas têm experiências iguais.
A teoria Platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já através da observação e experimentação, princípios Aristotélicos, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível.
Quanto ao Estado, Platão defende que este deve prover o bem coletivo e que os filósofos deveriam governar a República, inclusive acredita que o Estado tem que cobrar do filósofo que governa, pois o último seria