Relatório plano inclinado
CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA FÍSICA APLICADA
TURMA: S1-NOITE
PROFESSOR: ELIOMÁCIO RABELO DA SILVA
RECONHECIMENTO DAS CONDIÇÕES DE EQUILIBRIO DE UM MÓVEL SOBRE UMA RAMPA-Utilizando o Plano Inclinado de Aragão
Aluno: Max Giovanny Tavares Girão
Morada Nova-CE
07 de Fevereiro de 2013
1. INTRODUÇÃO
Provavelmente o plano inclinado seja a maquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas, como as egípcias, já utilizavam superfícies para subir aclives e transportar cargas em desníveis.
O plano inclinado foi uma importante contribuição à evolução dos conceitos da Física. Na dinâmica, as leis de Newton descrevem o comportamento de corpos em movimento e também a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças, segundo Isaac Newton. Pela Lei da Conservação de Energia, a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
2. OBJETIVOS
Demonstrar os estudos das forças atuantes na dinâmica das leis de Newton, a fim de fazer ao aluno até o termino desta atividade reconhecer os efeitos da: * Força motora de Px e suas equilibrantes (Força de tensão, compressão, atrito e etc). * Componente do peso P perpendicular à rampa, Py e sua equilibrante (Força normal N).
Determinar a dependência de: * Px e Py em função do ângulo de inclinação da rampa; * Px e Py em função da massa envolvida e da aceleração gravitacional no local.
3. MATERIAL UTILIZADO * Um Plano Inclinado Aragão básico composto por: uma haste com dispositivos elevadores rampa, uma base com trilhos articuláveis; * Um