Relatório Plano Inclinado UERJ
RELATÓRIO
FÍSICA EXPERIMENTAL I
PRÁTICA VI
Cinemática Sobre um Plano Inclinado
Laboratório de Física Mecânica (sala 3031-F)
Prof.: Luiz Carlos Garcia de Andrade
Grupo: Adriana Lemos Turma:13
Jameson Felix Salles Turma:14
Jheansen Capp Cota Turma: 13
INTRODUÇÃO
Podemos definir um plano inclinado como sendo uma superfície plana que esteja com certa inclinação em relação a uma horizontal, sabendo que o ângulo entre eles deve ser diferente de um ângulo reto. Existem variadas formas de planos inclinados, e entre eles podemos tomar como exemplo uma rampa, um parafuso, uma cunha, entre outras mais. Esse tipo de plano nos serve para multiplicar as forças exercidas em um corpo qualquer que esteja sobre ele, porém, este não será o nosso objetivo no experimento que faremos a seguir.
OBJETIVO
1. Analisar a variação da velocidade de um objeto sujeito a aceleração constante, que descreve um movimento sobre um plano inclinado com aceleração constante.
MATERIAL UTILIZADO
- Cronômetro com dois sensores óticos;
- Trilho de ar com régua milimetrada;
- Planador com placa metálica de 1 cm (largura);
- Cinco cilindros para elevar uma das extremidades do trilho de ar.
ESQUEMA EXPERIMENTAL
Figura 01
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Montagem
Para construirmos o plano inclinado a partir do Trilho de Ar existente (paralelo à horizontal) no laboratório, foi necessário criar um ângulo de inclinação θ entre a régua do Trilho de Ar com um referencial horizontal. Para esse ângulo ser formado, bastou variar a altura em uma das extremidades do suporte do Trilho de Ar utilizando um cilindro.
Foram feitos dois planos. A diferença entre eles foi a variação da altura, ou seja, o número de cilindros utilizados. Arbitramos a seguinte lógica: Plano “n” = “n” cilindro (s).
Os sensores óticos - primário e secundário -