Relatório PI
Brasília
2013
SUMÁRIO
1. RESUMO 3
2. INTRODUÇÃO 3
3. MATERIAIS 3
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
5. RESULTADOS E ANALISE DE DADOS 3
6. CONCLUSÃO 3
7. REFERÊNCIAS 3
ÍNDICE DE TABELAS
TABELA 5 1 COMPRIMENTO DE UM CILINDRO E DE UMA ESFERA 3
TABELA 5 2 DIÂMETROS DO CILINDRO E DA ESFERA DE DIFERENTES MATERIAIS 3
TABELA 5 3 VALORES DE Π DO CILINDRO E DA ESFERA 3
TABELA 5 4 DIFERENÇA DOS VALORES OBTIDOS DE Π DO VALOR PROPOSTO 3
TABELA 5 5 MEDIANAS DO RAIO E DO Π DO CILINDRO E DA ESFERA 3
TABELA 5 6 ÁREA DO CILINDRO E DA ESFERA 3
1. Resumo
Para obtermos o valor de π, o qual era o objetivo do trabalho, foi realizado em laboratório um experimento onde foi utilizado em especial os instrumentos, paquímetro e micrômero, este sendo usado para a medição de objetos de pequenas dimensões por possuir maior precisão em suas medições, e aquele é adequado para medir objetos de médio porte, porém, ainda apresentando uma boa precisão.
No experimento foi medido o comprimento dos objetos e seus respectivos raios, a partir destas informações foi calculado o valor de π, e logo após a área dos mesmos.
2. Introdução
O número PI ( ) é encontrado quando dividimos o perímetro do círculo pelo seu diâmetro. O vem da palavra grega περίμετρος, que significa perímetro, e é usado para simplificar o número que tem infinitas casas. Simplificado, o número pi tem o valor de 3,14, calculadoras científicas escrevem até o oitavo digito, mas como foi dito, o pi é um número infinito, e para se ter idéia, até hoje, já calcularam trilhões de dígitos.
O PI é usado desde o Egito antigo, mas a primeira tentativa rigorosa foi na Grécia Antiga, quando Arquimedes calculou o pi a partir de um polígono de 96 lados, encontrando o número 223/71, aproximadamente 3,1408. Até o século XV, só tinham encontrado até o 35º algarismo. Hoje em dia, com o uso da tecnologia, ficou muito mais fácil.
A partir disso, tentamos encontrar o número pi em