Relatório de PI
1. Pele
1.1 Estrutura e fisiologia
A pele é composta por três camadas principais, a epiderme, a derme e a hipoderme. Cada camada possui características e funções especificas.
“A pele é constituída basicamente por três camadas interdependentes: a epiderme, derme e hipoderme” (AZULAY, 2008).
2. Epiderme A epiderme é subdividida em quatro camadas (com exceção da palma das mãos e da sola dos pés, que contem cinco camadas), essas são: Camada basal, camada espinhosa, camada granulosa e a camada córnea que é a camada superficial da pele. A sua célula principal é o queratinócito que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também os melanócitos (produtores de melanina, um pigmento que absorve os raios UV); e células imunitárias, principalmente células de Langerhans e células de Merkel.
A epiderme é a camada superficial da pele [...] ela é constituída por ceratinócitos, compostos por células epiteliais denominadas queratinócitos, responsável pelo corpo da epiderme e seus anexos (pelos, unhas e glândulas) , sistema melânico, formado por melanócitos, Células de Langerhans [...] e células de Merkel [...]. (AZULAY, 2008)
2.1 Camada basal
É a camada mais profunda, sendo composta por uma única fila de células de forma prismática situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme e através da qual essas células recebem os elementos necessários para a sua nutrição. Estas células estão em constante divisão, ou seja, à medida que se multiplicam, as novas vão empurrando as mais antigas em direção à superfície, de modo a que estas passem a pertencer a outras camadas.
Camada celular mais profunda da epiderme tem participação vital na formação e manutenção da junção epidérmica. Na pele normal é composta por uma única fileira de queratinócito justapostos, a maioria com capacidade de multiplicação, as células germinativas. (AZULLAY, 2008)
2.2 Camada Malpeghiana ou