polias e correias
POLIAS E CORREIAS
ARAUCÁRIA
2013
ADEMILSON PEREIRA
CARLOS TERBECK FREDISON LIMA RODRIGUES
SERGIO
POLIAS E CORREIAS
Trabalho da disciplina de Projeto informatizado, do Curso de Engenharia de Produção 4D, Faculdade Educacional de Araucária – FACEAR.
Professor: Edmilson
ARAUCÁRIA
2013
SUMÀRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as polias e correias como elementos de transmissão de movimento e potência, suas particularidades, características usos e inovações. O conhecimento apurado desse tipo de transmissão faz-se necessário, pois ele vem ganhando cada vez mais espaço na indústria devido à facilidade de manutenção, limpeza e baixo custo.
2. DEFINIÇÕES DOS ELEMENTOS
2.1 POLIAS
. Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acopladas a eixos motores e movidas por máquinas e equipamentos. Para uma polia funcionar é necessário a presença de vínculos chamados correias. Quando em funcionamento, polias e correias podem transferir ou transformar movimentos de um ponto para outro da máquina. Sempre haverá transferência de força. Os materiais que se empregam para a construção das polias são: ferro fundido (o mais utilizado), aços, ligas leves e materiais sintéticos. A superfície da polia não deve apresentar porosidade, pois, do contrário, a correia irá se desgastar rapidamente..
2.2 CORREIAS
Correias são elementos de máquinas que tem por função fazer o vínculo entre duas polias e transmitir forca e movimento através do atrito com a polia. Os materiais empregados na fabricação das correias são os seguintes: borracha; couro; materiais fibrosos e sintéticos à base de algodão; viscose; perlon; náilon e materiais combinados à base de couro e sintéticos. A grande maioria das correias utilizadas em máquinas