Empreendedorismo
RESUMO: Este trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo segundo a ótica de vários autores que desenvolveram todo um trabalho de pesquisa para elaborar conceitos e relacionar características que irão embasar a dinâmica de um bom empreendedor. Este, para ser bem sucedido, deverá estar motivado por seu espirito desbravador, antecipar-se aos outros, acreditar em suas ideias, organizar uma estratégia e confiar fielmente em sua capacidade de liderança. A persistência e a coragem são alavancas diárias para transpor obstáculos e, o sucesso, para ele, deve ser , não só a capacidade de gerir o seu negócio, como também, de mantê-lo por um longo período de tempo, objetivando ter lucro e progresso em seu empreendimento. Também foi traçado o perfil do empreendedorismo no Brasil em 2013, que revelou um aumento considerável na taxa de empreendedores iniciais, estimando-se que 40 milhões de brasileiros estejam envolvidos com a atividade empreendedora.
PALAVRAS- CHAVE: Motivação, inovação, autoconfiança e persistência.
De acordo com Schumpeter, J.A. (1947 p. 149) citado por Chiavenato (2012 p.10), O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.
De acordo com Dolabela (1999, p. 43),
Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. A palavra empreendedor de emprego amplo é utilizada neste livro para designar principalmente as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como
Marketing, produção, organizações, etc...
De acordo com Veiga (2006, p. 9),
“Ser um empreendedor é uma forma