Texto narrativo
Texto narrativo
A narrativa pode ser definida como relato de acontecimentos que remetem para oconhecimento do Homem e das suas realizações no mundo. É uma forma de literaturaque compreende o romance, a novela, o conto e a epopeia.A nível de texto, pode serentendida como um encadeamento discursivo, nas suas relações com os acontecimentosque relata e o ato que o produz.
Na narrativa literária, com recurso frequente à ficção, por vezes socorrendo-se deacontecimentos históricos, há uma expressão do mundo exterior e objetivo. Em geral, aenunciação surge na terceira pessoa (por vezes, na primeira pessoa, quando o narradorassume o papel de personagem), predominando a função referencial ou informativa dalinguagem.
O texto narrativo, que permite uma comunicação através do discurso do narrador e dahistória recriada, apresenta um discurso múltiplo e complexo que recorre,essencialmente, à narração, à descrição, ao diálogo e ao monólogo.
categorias do texto narrativo
O texto narrativo possui três elementos estruturais: personagem, espaço eacontecimento (ação num tempo). Consideram-se, por isso, categorias da narrativa aspersonagens, o espaço, o tempo e a ação.
As personagens (agentes da narrativa em torno dos quais gira a ação) podem distinguir-se quanto ao relevo ou papel desempenhado como principais ou protagonistas (à voltadas quais decorre a ação), secundárias (participam na ação sem um papel decisivo) efigurantes (servem apenas para funções decorativas dos ambientes); podem, também,ser individuais ou singulares e coletivas. Quanto à composição ou conceção eformulação, as personagens definem-se como modeladas ou redondas (com densidadepsicológica, capazes de alterarem o comportamento ao longo da narrativa), planas (semvida interior, sem alteração do comportamento ao longo da ação, nem evoluçãopsicológica) e tipos (personagens planas, representantes de um grupo profissional ousocial). Em relação aos processos de caracterização, esta pode ser direta