texto narrativo
Ao conjunto coerente de enunciados que forma uma unidade de sentido e que tem intenção comunicativa dá-se-lhe o nome de texto. O acto de narrar, por outro lado, faz referência ao acto de contar ou referir uma história, tanto verídica como fictícia.
Pode-se dizer, por conseguinte, que o texto narrativo é aquele que inclui o relato de acontecimentos que têm lugar num determinado local e ao longo de um determinado espaço temporal. Esse relato inclui a participação de diversos personagens, os quais podem ser reais ou imaginários.
A narração é composta por uma sucessão de factos/acontecimentos. No caso da narração literária, inevitavelmente configura um mundo de ficção, para além de os factos narrados se basearem na realidade. Isto acontece pelo facto de o autor não poder abster-se de incluir elementos da sua própria invenção ou de enfatizar o sucedido em relação à realidade.
Em termos gerais, a estrutura do texto narrativo é composto por uma introdução (que permite projectar a situação inicial do texto), um clímax ou desenvolvimento (durante o qual surge o tema principal do texto) e um desenlace ou desfecho (o espaço onde se resolve o conflito do desenvolvimento).
Dentro do texto narrativo pode-se distinguir os elementos internos (o narrador, o espaço, o tempo) e os elementos externos (como os capítulos, as sequências e os distintos fragmentos que podem conformar a totalidade da obra).
De entre os vários tipos de textos narrativos, por último, pode-se mencionar o conto (a narração breve de ficção), o romance (que tem uma maior complexidade e extensão do que o conto) e a crónica (que relata factos reais).