Relatório pendulo
Este modelo foi desenvolvido para investigar a dependência do período de oscilação de um pêndulo com a massa (m), o comprimento (L) e a amplitude (A) adotada.
O mesmo princípio se aplica a um balanço, quando é deslocado de sua posição inicial (em equilíbrio) e solto ele oscila até voltar a sua posição de equilíbrio.
QUESTÃO BÁSICA DE PESQUISA
DOMÍNIO
METODOLÓGICO
DOMÍNIO CONCEITUAL
Teorias: * Mecânica Ondulatória Teorias Newtonianas de Movimento Harmônico Simples (MHS). Princípios: * Conservação da Energia Mecânica e gravidade.
Conceitos Chave:
* Gravidade; * Período; * Oscilação;
Asserções de valor: A força restauradora atua de modo a garantir a continuidade das oscilações.
Uma propriedade do movimento oscilatório é a frequência, número de oscilações por segundo, esta por sua vez possui como grandeza o período (T), que é o tempo necessário para completar uma oscilação ou ciclo, e este será analisado no experimento para encontrar o valor da aceleração da gravidade. Qual a dependência do período de oscilação de um pêndulo com a massa (m), o comprimento (L) e a amplitude (A) da oscilação.
Asserções de conhecimento:
O pêndulo simples consiste em um peso de massa (m) suspenso por um fio inextensível de massa desprezível fixo em uma extremidade. Ao deslocá-lo de sua posição de equilíbrio, ele oscila durante um certo período e tende a voltar a posição inicial, esse retorno está associado à gravidade. A Esse comportamento denomina-se “força restauradora”.
Resultados: * Quanto maior a massa menor o período; * Quanto menor o comprimento menor o período; * Quanto maior a amplitude maior o período.
EVENTO
Efetuar medições de distintas amplitudes, massas, e comprimento e determinar o valor do período para cada alteração de dados.
Dados:
Tabelas e gráficos mostrando a relação do período para cada situação.
Registros do evento: 1. Um