Relatório Péndulo
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório, utilizou-se o conceito de oscilações para calcular o valor da aceleração da gravidade local. O experimento tem por finalidade apresentar para os acadêmicos em prática a utilização do movimento harmônico simples, empregando-se tal modelo para o pêndulo simples e o pêndulo físico.
Explorar ainda mais tais conceitos na qual são apresentados e compreender a utilização do momento de inércia em estudo do movimento harmônicos simples para os pêndulos físicos e simples.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Na engenharia, o estudo de oscilações é relevante, tudo está em movimento com frequências específicas, oscilam sem parar, como por exemplo, o pêndulo de um relógio ou a vibração sonora de um instrumento musical. Para todo os movimentos na qual repetem-se indefinidamente, denominam-se de movimento periódico ou oscilação (HALLIDAY, 2009).
2.1 MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Segundo Young (2008, pg 38 ) “O tipo mais simples de oscilação ocorre quando a força restauradora é diretamente proporcional ao deslocamento x da posição de equilíbrio”. Para demostrar melhor, pode-se imaginar uma mola “ideal” com uma massa em uma das extremidades. Ao deslocar-se uma distância x, a mola exerce força contrária ao movimento, sendo esta a força restauradora exercida pela mola
(1)
Onde = Força restauradora = Constante da mola = Deslocamento Obs: No Sistema Internacional, a unidade para K = N/m ou Kg/s².
Denomina-se Movimento Harmônico Simples – MHS toda oscilação que a força restauradora for diretamente proporcional ao deslocamento da posição de equilíbrio, sendo também denominado de oscilador harmônico.
2.1.1 Frequência
A frequência da oscilação é de grande importância para a análise do movimento oscilatório, é o número, ou seja, a quantidade de