Relatório pendulo
(nomes)
1. RESUMO
Vou faazer por ultimo.
INTRODUÇÃO
O pendulo é um corpo suspenso por um fio, afastado da posição de equilíbrio sobre a linha vertical que passa pelo ponto de suspensão, e abandonado, oscila livremente, a massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Existem inúmeros pêndulos utilizados na física, nesse experimento será utilizado o pendulo simples. O pêndulo simples consiste em uma esfera presa por uma corda de massa desprezível. As forças importantes que atuam sobre o objeto são: a força peso exercida pela Terra, e a tensão exercida pelo fio.
O uso do pêndulo consiste basicamente em acompanhar seus movimentos no sentido horário e anti-horário e interpretar os significados possíveis destes movimentos, decifrando assim as respostas para diversas perguntas.
DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
O objetivo deste experimento é obter a aceleração da gravidade fazendo-se uso de um pêndulo simples. O pêndulo simples é um material ideal para descrever o movimento harmônico simples (MHS). Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico e oscilatório. O tempo necessário para uma oscilação completa é chamado período (T)
Figura 1 : Pendulo Simples
Quando o ângulo ᶿ que o fio do pêndulo faz com a vertical não é muito grande, o movimento do pêndulo é harmônico simples. O MHS é um movimento periódico. O período de um pêndulo, T, é o tempo que ele leva para dar uma oscilação completa, ou seja, o tempo que leva para sair da sua posição inicial e voltar para a mesma posição. Para medir este tempo vamos medir o tempo t que leva para dar um número determinado de oscilações com um cronometro.
Sendo f a frequência e T o período. A frequência é o número de oscilações, que o pêndulo executa em uma unidade de tempo, temos:
f=1T e ω=2π.f=2πT onde a grandeza denomina-se pulsação. A aceleração no MHS é dada por: