Relatorio pendulo
INSTITUTO DE FÍSICA
PÊNDULO FISICO E PÊNDULO SIMPLES ACOPLADO
Salvador
Dezembro – 2012
PÊNDULO FISICO E PÊNDULO SIMPLES ACOPLADO
Relatório apresentado ao Professor Victor Mancir da Disciplina Física Geral e Experimental II – E, da turma P-13, turno vespertino.
Universidade Federal da Bahia Salvador – 12/12/2012
1. INTRODUÇÃO
As oscilações desempenham um papel fundamental na física, seja na mecânica, na acústica ou na eletricidade. Um sistema massa-mola é a realização mais simples de um oscilador harmônico: um corpo (massa), acoplado a outro corpo (mola) é mantido em sua posição de equilíbrio. Se deslocado de sua posição de equilíbrio, o sistema oscila, sofrendo a ação de uma força restauradora que tende a trazer a massa para o ponto de equilíbrio. Esta força nada mais é do que a tendência da mola em retomar seu estado original.
• Pêndulo Físico
A posição de equilíbrio do pêndulo físico é aquela em que o centro de gravidade do corpo está no plano vertical que passa pelo eixo de sustentação. No caso onde a gravidade é constante, o centro de gravidade coincide com o centro de massa do corpo (caso deste experimento). Quando o pêndulo é deslocado da sua posição de equilíbrio, o torque restaurador será proporcional ao produto da força (mg) pela distância s do ponto onde ela é aplicada até o centro de massa do corpo.
• Pêndulos Acoplados
O acoplamento de dois ou mais sistemas físicos faz com que eles se influenciem mutuamente. Isto pode ser observado experimentalmente quando acoplamos dois pêndulos simples e colocamos o sistema para oscilar. Esta influência é refletida na alteração das trajetórias de cada um dos corpos e também através da troca de energia entre eles. No caso dos pêndulos físicos vamos acoplá-los usando uma massa m presa num barbante, que será atado às