Resumo do filme O informante
O presente artigo aborda a questão da seleção de talentos nas organizações, seu objetivo foi o de identificar quais competências necessita-se desenvolver para possibilitar a transformação dos conhecimentos adquiridos em ações e resultados, adequando o perfil do futuro profissional às atuais necessidades do mercado. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório realizado na área de recursos humanos da Batavia. e da Viação Iapó. A amostra constou de cerca de 2000 trabalhadores, recrutados para os diversos níveis hierárquicos. Foi identificada uma série de competências antes pouco prestigiadas, ou até relegadas, que se tornaram determinantes. Os caminhos propostos para gerar e garantir a empregabilidade, incremento de novas profissões e o reconhecimento profissional se sustentam em um novo modelo educacional baseado na aquisição de competências, educação continuada, programas de treinamento e de qualificação profissional. Palavras chave: Talento, Competência, Empregabilidade.
As pessoas fazem toda a diferença na competitividade das empresas. Os talentos humanos são cada vez mais procurados e, quando encontrados adequadamente passam a valer muito no mercado de trabalho. Por outro lado, diante da competitividade empresarial e da procura de talentos, ocorre um fato de incoerência: a escassez do emprego aliada a falta de qualificação profissional. Parte desta situação é causada pelo avanço da tecnologia e outra pela falta de preparação das pessoas para assumir os postos de profissionais abertos nesse mesmo mercado de trabalho.
As empresas podem construir estruturas fantásticas, adquirir tecnologias de ponta, contudo todo crescimento tem que estar baseado no desenvolvimento humano. Hoje caminhamos para uma direção baseada no capital intelectual em que as pessoas é que vão fazer a diferença. São elas que poderão gerar novos empregos, criando novas empresas. E nesses tempos de alta competitividade, como conseguir despontar entre tantos