Resumo "o informante"
O filme informante refere-se à denúncia da indústria de tabaco. Coloca em jogo a questão da ética profissional do jornalismo; o filme relata aspectos importantes: as consequências de uma pessoa criticar visões e atitudes de grandes empresas bem como as mentiras da indústria do tabaco em relação ao caráter viciante da droga que fabricam, falta de transparência por parte da sua governança.
A narrativa retrata fatos do cotidiano, como a visão capitalista e gananciosa das pessoas, manipulando e distorcendo a realidade dos fatos para benefício próprio, em detrimento da vida e da dignidade de quaisquer pessoas que se interponham em sua trajetória em direção ao poder. Essa atitude cada vez mais dominante nas empresas coloca na moda a falta de valores. No entanto, esta ausência é apenas aparente, uma vez que, evidentemente, que toda sociedade tem sua ética e suas referências.
Visando lucro alguns gestores esquecem os valores, tudo se transforma em mercadoria: os ideais, as crenças, as esperanças. Essa é uma das infelizes realidades no mundo empresarial, onde administradores visando o dinheiro e o poder passa por cima de muitos princípios e valores, é da ética. A ética profissional vista no filme e pregada pelo Cientista (Russel Crowe) partiu de uma necessidade pessoal gerada após a sua demissão de uma empresa de cigarros. Mostrando todas as faces e as armas dos grandes grupos empresariais, o filme dá uma ideia de quão grande é o poder destes grupos que chegam a comprar a emissora de TV indo contra o livre arbítrio. Mesmo sendo manipulado, o Jornalista ético ou não, se sentiu envolvido com a questão e não se rendeu aos poderosos, se afastou para posteriormente retornar e divulgar sua entrevista sem cortes. Lowel Bergman demonstrou durante todo o filme uma ética, sem igual, colocando a verdade acima de tudo, não só para usufruir da sua repercussão, mais contribuindo com sua fonte, para que esta não ficasse sem nenhum respaldo jurídico e