Relatório metalografia
1. Introdução
Um ensaio metalográfico é a preparação de uma amostra de um dado material bem como o estudo e a interpretação desta amostra a fim de identificar e qualificar os elementos constituintes. A partir do conhecimento microestrutural, pode-se determinar as propriedades físicas, mecânicas e químicas do material em questão. Pode-se ainda identificar descontinuidades, o processo de fabricação de que a amostra foi feito, a existência de um tratamento térmico, a existência de zonas afetadas termicamente por soldagem, inclusões etc.
A metalográfia pode ser macro ou micrográfica. Macrografia é a análise metalográfica realizada sem o auxílio de uma lente de aumento, nela é possível analisar a homogeneidade do material, identificar falhas e o processo de fabricação. Para uma análise das fases constituintes é preciso o uso do microscópio.
Micrografia é a análise metalográfica feita com o auxílio de um microscópio que pode ser óptico, eletrônico e de varredura. A qualidade da análise depende da capacidade de aumento do microscópio e da qualidade do tratamento que a superfície em análise recebeu. Com a micrografia é possível observar a granulação do material, a distribuição e forma dos constituintes bem como as inclusões (se existirem).
A prática metalográfica pode ser quantitativa ou qualitativa. Quando quantitativa, seu principal objetivo é medir o tamanho do grão. Para tanto, utilizando a prática da ASTM, durante a visualização microscópica do material, é feita uma contagem do número de grãos por polegada quadrada. A partir do número de grãos, utilizando uma fórmula e algumas tabelas têm-se o tamanho médio dos grãos.
A prática metalográfica qualitativa busca determinar o material e suas propriedades a partir da identificação de suas microestruturas e constituintes.
Nesta atividade laboratorial a pratica realizado foi uma micrografia qualitativa.
2. Parte Experimental Escolhido de forma aleatória, um