DESIGUALDADE SOCIAL
Existem vários tipos de desigualdades, desigualdade econômica (desigualdade entre a distribuição de renda); desigualdade racial (desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo); desigualdade regional (desigualdade entre regiões, cidades e estados); desigualdade de gênero (desigualdade entre os sexos, homens e mulheres). Percebe-se que a maioria fica a mercê da minoria que detém os recursos, gerando as desigualdades.
Percebendo-se que há essas desigualdades vemos que existe um movimento conhecido como rolezinho, que significa “dar uma volta", ele é feito por jovens que tem como objetivo levar a igualdade social, esse movimento envolve centenas e milhares de jovens. O rolezinho e feito em shoppings centers, lugares frequentados pela classe média social é como um tipo de flash mob (aglomeração instantânea de pessoas). O fenômeno é analisado por algumas pessoas como sendo uma separação social que denuncia a desigualdade social e racial no país, mas infelizmente os famosos rolezinhos vêm ganhando espaço no noticiário brasileiro, pois há queixas de pequenos delidos cometidos por alguns participantes, como agressões, tumultos e furtos.
Outra situação relacionada à desigualdade social é o IDH (índice de desenvolvimento humano), por ele é possível perceber a desigualdade em relação à qualidade de vida da população entre os países. Conseguimos analisar alguns fatos, como o Japão, um país que a mortalidade infantil é de apenas 3 óbitos a cada mil nascidos vivos; no Paraguai que são 31 mortos a cada mil nascidos vivos e em Camarões onde é visto que essa taxa é elevadíssima, 85 mortos a cada mil nascidos vivos.
É possível relacionarmos também o evento que teremos esse ano de 2014, a copa do mundo. A copa é um dos eventos mais