Relatório - Linguiça
Linguiça Frescal
Introdução
A definição de linguiça é: um o produto cárneo industrializado, obtido de carnes de animais de açougue, adicionados ou não de tecidos adiposos, ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial, e submetido ao processo tecnológico adequado.
A linguiça feita na aula prática foi a linguiça frescal ou linguiça toscana que é o produto cru e curado obtido exclusivamente de carne suína, adicionada de gordura suína e outros ingredientes.
Materiais e Métodos
Equipamentos
- Moedor
A carne é moída, com auxílio de moedores. As carnes duras devem ser finamente moídas, enquanto as carnes mais macias e as gorduras devem ser moídas em discos de maior calibre. A temperatura da carne a ser moída deve ser de 0 a 4ºC, pois a moagem provoca um aquecimento indesejável da carne.
- Misturador
O misturador é utilizado para misturar todos os ingredientes no preparo de linguiça frescal a carne e os outros ingredientes como sal, os condimentos e antioxidante onde ocorre a emulsão. Este equipamento é mantido pelos sensores de níveis que possuem a função de acionar o motor de indução para que as válvulas permaneçam abertas durante o processo. Geralmente fabricados por aço inox ou carbono.
- Embutideira
O embutimento é constituído pela extrusão da massa da carne em tripas naturais. No momento de embutir, as tripas podem ser colocadas em água aquecida, pois este procedimento facilitará o embutimento e amoldamento da massa ao envoltório. A massa é embutida sem ar, pois as bolhas de ar podem causar oxidação e escurecimento nas regiões circunvizinhas a elas, comprometendo a apresentação do produto final. Durante o enchimento da tripa com a massa, são realizadas as torções na tripa para a posterior amarração. Se colocadas em pressão pode ocorrer o encolhimento . As extremidades dos envoltórios e regiões de torção são amarradas com barbante.
- Facas
Facas foram utilizadas para cortar a carne suína na