Linguiça de frango
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
LINGUIÇA DE FRANGO
Carlos Roberto
Denise
Francisco
Jaqueline
Luana
Simone
CAMPO GRANDE-MS
AGOSTO 2012
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
LINGUIÇA DE FRANGO
Acadêmicos:Carlos Roberto,Denise,Francisco,Luana,Simone
Professora: Milena Wolff Ferreira
Relatório de aula prática da disciplina
Tecnologia de Produtos de Origem
Animal.
CAMPO GRANDE-MS
AGOSTO 2012
Introdução
A lingüiça surgiu inicialmente na tribo italiana lucaniana, onde os romanos aprenderam a fabricá-la como salame. Ela chegou ao Brasil por meio da italiana Palmira Boldrini, em 1911, sendo comercializada inicialmente em Bragança Paulista, São Paulo. Por meio dos viajantes bragantinos, a comercialização da lingüiça espalhou-se rapidamente pelo país, que é muito consumida atualmente (CECCHI, 2003). De acordo com o art.412 Rispoa, entende-se por “embutidos” todos os produtos elaborados com carne ou órgãos comestíveis curados ou não, condimentados, cozidos ou não, defumados e dessecados ou não, tendo como envoltório tripa,bexiga ou membrana animal. Parágrafo Único: é permitido o emprego de películas articiais no preparo de embutidos, desde que aprovadas pelo DOI/DIPOA.
Objetivo
Objetivou-se com a aula a produção de um embutido frescal do tipo lingüiça de frangro, analisando as possíveis perda de carne após o material pronto.
Materiais e métodos
A produção da lingüiça de frango foi realizada dia 22/08/2012, no laboratório de tecnologia de produtos de origem animal da Universidade Católica Dom Bosco, de acordo com instruções fornecidas pela professora responsável, Milena Ferreira e com os materiais fornecidos pelo laboratório que são:
-Bacia
-Faca
-Tabua de cortar carne
-2 colheres
-Becker
- Peito