Relatório leitura ferreira gullar
Artigo publicado em sítio web www.ionline.pt de Portugal.
Link: http://www.ionline.pt/conteudo/73453-ferreira-gullar-o-acordo-ortografico-e-uma-perda-tempo
O famoso escritor ao qual se refere o livro texto na disciplina Literatura Brasileira: Modernismo à Contemporaneidade, diz o que pensa a respeito de política, de arte, da importância do tempo como algo relativo, e do novo acordo ortográfico.
O autor lança seu novo livro “Alguma parte alguma” na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), explicando que “parte alguma” significa em nenhum lugar e que “alguma parte” significa em algum lugar, brincando com a as palavras, como um grande da poesia contemporânea sabe fazer.
Ele explica que a função da arte é reinventar as nossas vidas de maneira constante, já que o ser humano sempre quer mais. Fala do tempo e se refere à velocidade da cidade (mostrando seu lado modernista), dizendo ser diferente da velocidade do mel ao ser vertido num copo. Também opina a respeito do novo acordo ortográfico, dizendo que não deveria ser uma arbitrariedade de uns poucos, que os territórios são muito grandes, sendo impossível manter uma regra só para tantas maneiras de falar a língua, finalizando com uma crítica clara ao governo populista do Brasil.
Confesso que a insolência do título me provocou e não resisti. Nunca tinha pensado dessa maneira e com tanta liberdade, e é para isso, aliás, que os textos são lidos, para nos renovar e transformar.
Gabriela Sandoval
Universidade