Testes quimicos
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica
2ªano, 2º semestre de 2008/09
Química Orgânica
Relatório 4
Identificação de compostos orgânicos
Trabalho realizado por: Joana Santos nº62828
Cláudia Carriço nº63947
Grupo 4, Turma B 3ª Feira
Trabalho 4 – Identificação de Compostos Orgânicos
1. Resumo
Neste trabalho, fez‐se a identificação de um composto orgânico com base em testes feitos em micro escala. Os testes realizados foram realizados segundo a seguinte ordem: Teste de Baeyer (negativo); 2,4‐dinitrofenilhidrazina (positivo); iodofórmio (negativo) e ignição
(chama limpa). Concluiu‐se que o composto em questão era a ciclo‐hexanona, uma cetona.
2. Introdução
Cada grupo funcional apresenta certas reacções características, que podem ser usadas para fins de identificação. Testes qualitativos, de fácil execução, permitem caracterizar estes grupos funcionais, observando‐se mudanças físicas provocadas por reacções químicas. A partir da evidência experimental, deduz‐se qual o grupo funcional presente na amostra desconhecida. Realizam‐se, então, ensaios por meio de reagentes adequados a uma caracterização mais precisa.
2.1 Teste de Baeyer
Consiste na reacção com uma solução de permanganato de potássio (KmnO4) em meio aquoso com uma ligação dupla (C=C) ou tripla (CΞC). O teste é positivo se a cor da solução violeta modifica imediatamente com formação de um precipitado castanho (MnO2).
2.2 2,4‐dinitrofenilhidrazina
Este teste permite a identificação de aldeídos e cetonas, que reagem com a dinitrofenilhidrazina para originar dinitrofenilhidrazona, um composto amarelo para o caso de compostos alifáticos simples e cor de laranja ou vermelho para compostos aromáticos.
2.3 Iodofórmio
Permite distinguir cetonas