Ponto de ebulição
10º Ano - Física e Química A
2008/2009
Actividade Laboratorial nº1.3 Ponto de ebulição
Henri Moissan Nobel da Química em 1906 Investigação e isolamento do Flúor.
PONTO DE EBULIÇÃO de uma substância na fase líquida, é a temperatura à qual a pressão de vapor iguala a pressão atmosférica.
Qual a diferença entre evaporação e ebulição? Evaporação Dá-se quando as partículas de ambas as fases (líquida e gasosa) encontram-se na superfície de contacto; chocam e interpenetram-se, provocando a passagem de uma fase para outra. Este fenómeno dá-se superfície do líquido denomina-se evaporação. à e Ebulição A elevação da temperatura do líquido, provoca um aumento da pressão de vapor e quando esta iguala a pressão atmosférica – dá-se a vaporização, não somente à sua superfície mas em toda a massa líquida de forma tumultuosa. Este fenómeno denomina-se ebulição.
1
Gráfico 1 – Variação da temperatura com o tempo de aquecimento.
Quando se determina o ponto de ebulição de uma amostra que se julga pura, não se deve observar variações de temperatura durante a ebulição (1). É admissível uma variação de ± 1ºC. Contudo, se a substância a analisar contiver impurezas, verificase um aumento do ponto de ebulição. Assim sendo, podemos dizer que o ponto de ebulição pode constituir um critério de pureza de uma substância.
A determinação do ponto de ebulição: Possibilita-nos identificar substâncias puras no estado líquido. Depende da pressão atmosférica do local onde é determinado. Quanto mais impura for a substância maior será o seu ponto
de ebulição.
2
Técnica tradicional para a determinação de pontos de ebulição
A técnica tradicional para a determinação de pontos de ebulição é uma das mais antigas, dada a simplicidade de materiais que são usados.
1– Suporte universal 2- Termómetro 3- Garra 4- Tubo de ensaio 5- Gobelé 6- Tripé e placa 7- Bico de Bunsen Nota: Os pontos 6 e 7 vão ser substituídos por uma placa de