Relatório individual de erp-scm
Faculdade Sumaré
Rosimere Serafim Mendes Souza
SADM1A – 0922446
Relatório das apresentações de ERP – SCM
O que ouvimos falar em termos de organização sempre está relacionado a “Cadeias produtivas”. Em sala de aula, foi possível perceber através das explicações do professor Paulo Romano e das apresentações dos vários grupos, que existem vários temas que abordam o assunto, porém citarei o que pude perceber em relação à ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer relationship management), que dentre outros; apontam para uma única direção: Estratégias competitivas, competência e fronteiras organizacionais.
A aplicação dos conceitos do ERP e CRM exigem um esforço não só dos processos dentro da empresa como também dos processos-chave que interligam os participantes da cadeia de suprimentos. Pude observar que o CRM trata da vida do consumidor dentro da empresa, e através das informações obtidas é possível traçar um perfil de cada cliente e vale lembrar que conhecer o cliente permite a visão de risco em termos de negócio.
Existem algumas empresas como a Microsoft e a totvs, que fornecem tais sistemas, mas a própria empresa pode desenvolver o seu próprio CRM, embora tenha o custo mais elevado, e leve mais tempo, porém terá o perfil da empresa. Podemos dizer que como pontos positivos a empresa contará com mais rapidez na busca do perfil de cada cliente além da personalização, e, com isso haverá interação no seu atendimento. Por outro lado o CRM também pode (termos negativos), a dificuldade no aprendizado do manuseio, risco de perda de informações, o alto custo e etc.
O CRM pode ser usado tanto em plataforma alta, como rede interligada ao mainframe como também em plataforma baixa conectado a um servidor.
O outro sistema que podemos usar na tomada de decisão é o ERP que nos auxilia gerando relatórios de forma prática, mas é necessário que a empresa tenha um fluxo para integrar este sistema, caso contrário indica-se o