pim vii
A disciplina de Gerenciamento de Sistemas de Informação demonstra como funcionam os sistemas de informações e suas relações com a organização de uma empresa, como a informação e a estratégia, no que se referem o software e o hardware, analisando a tecnologia da informação, que é a base da infraestrutura para a área de negócios.
Os sistemas de informação podem apoiar as operações, a tomada de decisão gerencial e a obtenção de fatores críticos para o sucesso das empresas locais e globais.
Sistema é o conjunto de partes integrantes e integradas, que possuem o mesmo objetivo. A informação é um dos recursos mais importantes de uma empresa. Todo sistema é composto de entradas, formas de processamento, saídas e retroalimentação.
Os sistemas de informação computadorizados são recursos essenciais para atender às necessidades de indivíduos que os utiliza frequentemente. A tecnologia da informação pode fornecer toda informação de que uma empresa necessita para atuar em várias áreas como: comercial, financeira, industrial (produção e logística), computação pessoal com as tecnologias da informação, e sistemas de comércio internacional com uma visão sistêmica e organizacional. Sua importância é tanta que pode ser considerada um fator de sucesso pelo fato de manter vantagem competitiva de uma organização.
Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. O estudo de sistemas de informação é vulgarmente uma disciplina de administração e gestão comercial, e envolve frequentemente desenvolvimento de software, mas também se distingue concentrando-se na integração de sistemas computadorizados mediante os objetivos da organização. Esta área de estudo não deve, no entanto, ser confundida com ciência da computação, sendo esta mais teórica e matemática por natureza, ou com engenharia dos computadores.
É através de recursos humanos (usuários/ profissionais em