Tecnologia da informação
O objetivo deste artigo é apresentar uma visão teórica sobre o uso de sistemas de informação que possibilite uma melhor compreensão de seu papel dentro das organizações.
Também pretende-se lançar algumas questões a respeito das finalidades e conseqüências da utilização destes sistemas, que possam ser utilizadas como subsídio para futuras pesquisas.
Palabras Clave: Enterprise Resource Planning, Supply Chain Management, Datawarehouse, Business Intelligence, Enterprise Application Integration, Customer Relationship Management.
1.- Introdução
Durante os anos 90 e neste início de milênio, houve uma grande mudança no papel da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações.De um papel restrito ao suporte administrativo, a TI se tornou um elemento incorporado às tividades-fim das empresas, integrando-se aos serviços e produtos das empresas, tornando-se por vezes o próprio negócio (como no caso das lojas virtuais na Internet onde onsumidores podem comprar serviços e produtos).
Entre os movimentos recentes da área de TI nas empresas está a utilização de sistemas de informação adquiridos de terceiros, tais como os sistemas ERP –Enterprise Resource Planning, SCM – Supply Chain Management e CRM –Customer Relationship Management, e o desenvolvimento de sistemas que permitem análises e a tomada de decisão a partir dos dados gerados nesses sistemas, os DW – Data Warehouses e sistemas de BI –Business Intelligence.
Inicialmente serão apresentados conceitos relacionados à utilização de TI pelas empresas e seu histórico, procurando relaciona-la à busca de vantagens competitivas e aos níveis de decisão da organização.A partir desses conceitos, é elaborado e apresentado o modelo da Empresa Digital, proposto neste trabalho.Em seguida, são detalhados os tipos de sistemas de informação disponíveis na atualidade.
SI (Sistemas de Informação) e TI (Tecnologia da Informação)
Sistemas de Informação (SI) podem ser definidos como um conjunto de