Relatório impacto ambiental
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
NOME
roberto h. heck
Implementação de uma PCH
São Leopoldo
2012
NOME roberto henrique heck
TÍTULO
Trabalho apresentado à disciplina Gestão Ambiental, pelos Cursos de Eng Elétrica, Geologia, xxxxx da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, sob orientação da prof. Fabiane
São Leopoldo
2012
Sumario
1 Introdução 2 2 REFERENCIAL TEÓRICO 3
4 CONCLUSÃO 5
Implementação de uma Pequena Central Hidrelétrica - PCH
Resumo (no máximo 250 palavras)
Usina, realocação, geração, projeto e viabilidade
1 Introdução
Com o grande desenvolvimento do país, é necessário investimentos em várias áreas para suportar tanto o crescimento da população quanto do país, um dos investimentos mais importantes é na área de geração de energia elétrica, propiciando o crescimento e o desenvolvimento das indústrias, um dos maiores consumidores de energia. Tem se tornado frequente as polêmicas e os conflitos em torno dos impactos provocados pelo planejamento, implantação e operação de usinas, principalmente as que necessitam de barragens, como por exemplo, as usinas hidrelétricas. De um lado, a construção de barragens é justificada por sua contribuição para o desenvolvimento, pela oferta de eletricidade, de outro lado, as barragens são criticadas por seus impactos ambientais e mudanças sociais negativas, como, entre outros, a inundação de terras férteis, a destruição da fauna e flora local.
Uma saída para a ampliação de fornecimento de energia elétrica são as PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas), esse tipo de empreendimento possibilita um melhor atendimento às necessidades de carga de pequenos centros urbanos e regiões rurais, uma vez que, na maioria dos casos, complementa o fornecimento realizado pelo sistema interligado e necessita de um reservatório muito menor do que as grandes centrais.
Este trabalho demonstrará todos os passos necessários para a construção