Relatório de Impacto Ambiental
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Relatório de Impacto Ambiental:
Planos Diretor de Dutos de São Paulo(PDD/SP).
Rogério Arantes Luiz Rinaldi RA:201010968
Luís Guilherme Alcântara de Figueiredo RA: 201010731
Leonardo Longuinho Sivieri RA: 201010637
João Marcos Lacerda RA:201010XXX
Uberaba/MG
26 de Agosto de 2013
Introdução:
O Plano Diretor de Dutos de São Paulo tem como objetivo amenizar os riscos e interferências para as comunidades que habitam a vizinhança dos dutos e reorganizar o atual cenário de transporte e abastecimento de petróleo, gás natural e derivados do petróleo no Estado de São Paulo, através da modernização e ampliação da malha dutoviária e suas condições de segurança, operacionais e meio ambiente.
"Com isso, o pólo petroquímico de São Paulo, bem como a geração de energia e as atividades industriais depentendes da infra-estrutura dutoviárias ganharão nova força, criando uma estrutura que atenda as demandas futuras e beneficie toda a economia do
Estado e, conseqüentemente, do país." [1]
Foi realizado um estudo e uma coleta de informações na região, o que possibilitou a identificação e avaliação dos impactos ambientais que poderão ocorrer.
Assim foram criadas medidas mitigadoras para amenizar tais impactos. Com isso o projeto recebeu o licenciamento dos órgãos responsáveis.
Recomendações quanto às alternativas mais favoráveis
Durante a fase de projeto teve-se preferência em sempre manter um duto já existente e tentar ampliá-lo. Porém quando isso fosse inviável era planejada a construção de faixas de dutos em regiões que permitam expansões futuras e que não estejam em locais muito urbanizados.
De [1], temos que a seleção da melhor opção de localização considerou aspectos de segurança, técnico-econômicos e sócio-ambientais, tais como:
• Utilização de áreas menos urbanizadas e menos propensas a ocupação futura;
• Áreas com topografia favorável, que necessitem