Relatório Halogênios
TÉCNICO EM ANÁLISES QUÍMICAS – 1° MTQ 02
BÁRBARA LOBO
FELIPE LOUBACK
GABRIEL FÁVERO
HALOGÊNIOS
NOVA VENÉCIA
2015
BÁRBARA LOBO
FELIPE LOUBACK
GABRIEL FÁVERO
HALOGÊNIOS
NOVA VENÉCIA
2015.
Ficha de Avaliação
Trabalho de apresentação, com os alunos abaixo especificados, da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni, na turma 1° MTQ 02. Como critério avaliativo do terceiro trimestre para a disciplina de Química e apresentação nesta presente data 22 de setembro de 2015.
______________________________________
Paulo César
Professor Orientador
HALOGÊNIOS
Componentes
Observação de uso do professor
Nota
Bárbara Lobo
Felipe Louback
Gabriel Fávero
NOVA VENÉCIA
2015.
INTRODUÇÃO
O grupo dos halogênios (do grego: formador de sais) corresponde a 7A das tabelas periódicas e 17 das mais antigas. Tal grupo é composto pelos elementos Flúor, Cloro, Bromo, Iodo e Astato, os quais possuem gases nobres correspondentes à adição de um elétron na camada de valência em cada elemento são, respectivamente: Neônio, Argônio, Kriptônio, Xenônio e Randônio (HEIN; ARENA, 1996; LEE, 1996).
Devido ao fato de necessitarem de somente um elétron para se tornarem estáveis isoladamente, os elementos desse grupamento são altamente eletronegativos e tendem a formar ligações fortes com metais do grupo 1A (Metais Alcalinos) e 2A (metais alcalinos terrosos) geralmente iônicas (LEE, 1996; SHRIVER; ATKINS, 2008).
A eletronegatividade decresce no grupo de cima para baixo, logo o Flúor é o mais eletronegativo (4,0 na escala de Pauling) e o Astato o menos eletronegativo (2,2 na mesma escala) (HEIN; ARENA, 1996; LEE, 1996).
OBJETIVO
Verificar, experimentalmente algumas propriedades dos halogênios.
MATERIAIS E REAGENTES
Suporte para tubo de ensaio
Tubo de ensaio
Suporte universal
Iodeto de potássio
10 ml de agua da torneira
Brometo de potássio
Proveta
Gás cloro (cloroforme)