eletronegatividade
Relatório de Química Inorgânica I:
Propriedades dos halogênios em especial o cloro.
Relatório apresentando ao Prof.Dr Thomás, da disciplina de Laboratório de Química Inorgânica II, os resultados do ensaio realizado nos dias 29 de março, sobre as Propriedades dos halogênios.
Luciano Antonio Poletto. R.g.m.: 829544
George Marcus. R.g.m.: 841269
São Paulo, 22 de Março de 2010.
Objetivos
Comprovar experimentalmente o funcionamento das propriedades dos halogênios, a obtenção de cloro em laboratório e suas reações de delocamento.
Introdução teórica.
A eletronegatividade de um atomo mede a sua atração sobre um par de eletrons. Um atomo com elevada eletronegatividade exerce fprte atração sobre um par de eletrons.
Em uma escala a eletronegatividade aparece na tabela periodica na fila A, em ordem crescente, da esquerda para a direita e de cima para baixo.
O metais tanto da fila A como da Fila B apresentam baixa eletronegatividade, e os ametais alta eletronegatividade, sendo o Fluor o elemento mais eletronegativo.
Essas propriedades favorecem as reações de simples e dupla troca, através do deslocamento de elementos menos eletronegativos pelos elementos mais eletronegativos.
A ordem de Eletronegatividade crescente.
F O N Cl Br I S C P Se B
As reações ocorrem da forma abaixo:
A reação entre o fluor e o cloreto de sódio, que o produz o fluoreto de sódio e o cloro.
F2 + 2 NaCl 2NaF + Cl2
O fluor deslocou o cloro porque é mais reativo do que ele. A reação Cloro com Fluoreto de sodio não ocorre, pois o cloro sendo menos reativo não consegue deslocar o fluor.
Os halogenios formam substancias simples e diatomicas.
Propriedade organo lépticas dos halogenios: ( estado fisico, cor, odor e sabor).
Na natureza não ocorrem livres:
F2 – gás amarelo claro Cl2 – gás verde-amarelo Br2 – líquido