relatório halogênios (iodo)
2° PERÍODO
QUÍMICA GERAL II EXPERIMENTAL
RELATÓRIO 6
HALOGÊNIOS-IODO
Sumário
Resultados e discussão 3
Conclusão 5
Referências bibliográficas 6
RESULTADOS E DISCUSSÃO
1- Obtenção
Após aquecer uma solução contendo como reagentes 3,051g de iodeto de potássio (KI), 4,021g de dióxido de manganês (MnO2) e 15 ml de acido sulfúrico(H2SO4) 9M, foi possível observar a sublimação do iodo em um gás roxo, que fixou-se posteriormente no fundo do balão em forma de cristais, como mostrado na reação.
2 KI (s) + 2 H2SO4 (aq) + MnO2 (s) → I2 (s) + MnSO4 (aq) + K2SO4 (aq) + 2 H2O (l) Isso ocorre, porque os pontos de fusão e vaporização do iodo são muito próximos, portanto ele passa do estado solido diretamente para o gasoso, e do estado gasoso para o estado solido.
2- Solubilidade
2.1- Ao adicionar o iodo solido (I2) obtido na pratica anterior em um tubo de ensaio contendo água, verificou-se que ele foi parcialmente solúvel em água, apresentando uma coloração amarelada e corpo de fundo cinza. Após acrescentar alguns cristais de Iodeto de potássio à solução, a mesma tornou-se homogênea, solubilizando o iodo depositado no fundo e alterando a coloração da solução para vinho. A adição de iodeto de potássio ocasionou a formação de íons de iodo, aumentando sua solubilidade em água. I2 (aq) + (aq) → (aq)
2.2- No tubo de ensaio A, onde o solvente era éter de petróleo, o iodo adicionado solubilizou-se e a solução apresentou coloração roxa. Nos tubos de ensaio B e C, onde os solventes eram éter etílico e álcool etílico respectivamente, a solubilidade do iodo também aconteceu e, em ambas a solução formada teve coloração castanha. A solubilidade foi completa porque o iodo sendo um composto apolar se solubiliza facilmente com compostos também apolares, como é o caso dos solventes orgânicos.
3- Propriedades químicas
3.1- À solução do item 2.1 foi adicionado