AFO Slide
Orçamentária
Roberto Henrique
Mercado Financeiro
Existem dois tipos de mercados financeiros, são
eles: Mercado Monetário e Mercado de Capitais
No
mercado monetário ocorrem as transações com instrumento de dívida de curto prazo ou com valores mobiliários negociáveis. Se determinado título for considerado um valor mobiliário, significa dizer que ele deve se sujeitar às regras e à fiscalização da
Comissão de Valores Mobiliários - CVM .
É onde
ocorrem as negociações diretas entre fornecedores de fundos, tomadores e investidores.
Ocorrem
as transações com Letras do Tesouro emitidos pelo governo;
Commercial papers: São títulos de curto prazo que as empresas por sociedades anônimas (S.A.) emitem, visando captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro, emitidos pelas empresas e; certificados de depósitos negociáveis emitidos pelas instituições financeiras).
No
mercado monetário, a maioria transações ocorrem pelo telefone.
Participam deste mercado:
indivíduos;
empresas;
governos e
instituições financeiras
das
Mercado de Capitais
O mercado de capitais
é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. São negociados os títulos de longo prazo (titulo de dívida e ações).
O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Ações Ordinárias
São
a unidade de que se constitui a propriedade ou o patrimônio de uma sociedade anônima, possuem direito de voto, e esta é sua principal característica que leva este acionista a participar das decisões da empresa, tais como: votação das contas patrimoniais; destinação dos resultados; eleição da diretoria; alterações nos estatutos, entre outros.
Ações Preferenciais
Tem características duplas, de um título de
dívida e de uma ação