Relatório geral sobre ensaios de cabos e fios
Introdução
Fios condutores são elementos primordiais para o correto funcionamento de qualquer rede elétrica. Em projetos de instalações, o correto isolamento dos fios pode determinar a ocorrência ou não de choques elétricos e curtos-circuitos.
Todos os fabricantes que têm como objetivo a comercialização de seus produtos em mercados globais precisam atender a diferentes requisitos, simultaneamente.
No Brasil, os padrões devem estar em conformidade com as normas NBR do INMETRO. Normalmente, os fabricantes produzem diferentes versões do mesmo cabo para diferentes mercados, o que acarreta sensível aumento dos custos, antes de serem oferecidos ao mercado, esses cabos deve ser mento dos custos do projeto e da produção.
Em suma submetidos a vários ensaios e certificações, frequentemente por laboratórios e órgãos certificadores de diferentes partes do mundo. Portanto, em ensaios de cabos e fios serão diagnosticados a adequação de um fio condutor rígido às normas técnicas em vigor. Para tal, serão realizadas verificações de âmbito dimensional bem como das características elétricas e físico-químicas.
Características de cabos e fios
É sabido que quando utilizados em projetos de instalação elétrica, os fios condutores devem ser isolados. A função básica da isolação é confinar o campo elétrico gerado pela tensão aplicada ao condutor no seu interior. Com isso, são reduzidos ou eliminados o risco de choques elétricos e curtos-circuitos. Os cabos elétricos de potência em baixa tensão são os responsáveis pela transmissão de energia em circuitos de até 1000 volts. Alguns cabos elétricos podem ser compostos apenas de condutor e isolação, sendo chamados então de condutores isolados, enquanto que outros podem possuir adicionalmente a cobertura (aplicada sobre a isolação), sendo chamados de cabos