Relatório- Fundamentos da Psicologia Experimental
O presente relatório diz respeito a um experimento realizado no laboratório de Psicologia Experimental da Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas.A Psicologia estuda as ações dos seres vivos. Frequentemente estuda o comportamento dos animais como uma estratégia antes de investigar, nos seres humanos, determinados fenômenos relacionados ao modo de agir destes últimos. (MATOS, M. A.; TOMANARI, G. Y. p.19, 2002)
A ciência deve sempre recorrer ao teste empírico, preferencialmente sob uma situação controlada como em um laboratório, pois os dados obtidos pela experimentação são fatos e não somente teorias (MOREIRA E MEDEIROS, 2007). Não só o rato, mas como pombos e macacos, mesmo que em menor frequência, usados nos experimentos em laboratório, são de grande importância para que posteriormente possa melhor compreender os comportamentos humanos.
‘’Comportamento refere-se à atividade dos organismos (animais, incluindo o homem) que mantém intercambio com o ambiente’’(JULIO, C. de Rose, p.79, 2005). O conceito de operante são ‘’aqueles comportamentos que são aprendidos em função de suas consequências.’’(MOREIRA E MEDEIROS, p.48, 2007). O comportamento reflexo ou respondente é eliciado por um estimulo anterior, pode ser inato (incondicionado) ou aprendido (condicionado). Já o comportamento operante pode ser privado como o ato de pensar e sentir, como pode ser também publico, quando deixa de ser individual, ou seja, quando outra pessoa pode observar. Todas as respostas produzem consequências, é a interação entre organismo e ambiente. (JÚLIO, C. de Rose, 2005). , e o reforço é ‘’ um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer.’’(MOREIRA E MEDEIROS, p.51, 2007)
A extinção ‘’é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. ’’(BLOK, FURTADO e TRASSI, p.52,