literatura
Categorias: educação em pauta
Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade, isto é, a verificação dos problemas, dos acontecimentos, da cultura, das preferências e das necessidades da escola.
Para o educador é uma das maneiras de trabalhar produção textual e leitura. Para o aluno, eis um exercício diferente e atrativo de cidadania. O Diário na Escola elaborou algumas dicas para você professor elaborar o seu jornal escolar:
- É preciso definir um local para expor o jornal, se ele for mural. Se optar pelo impresso verifique como será a impressão. Em ambos os casos é preciso definir, logo no início, o tamanho e as seções (editorias);
- Escolha assuntos (pautas) e a periodicidade do veículo, lembre-se que é preciso tempo hábil para elaborar um jornal de qualidade;
- Distribua as tarefas, o professor fica responsável por coordenar o trabalho;
- É hora de produzir textos e ilustrações como desenhos e fotografias;
- É importante fazer a correção ortográfica e, também, que os alunos assinem textos e ilustrações;
- O interesse sobre o jornal só acontece se os fatos tiverem uma relação direta com a vida da comunidade escolar. Seguem algumas sugestões de pautas:
*Dicas de programas de Tv, música, cinema e livros;
*Relato de experiências sobre alguma aula;
*Crônicas, charges e artigos de opinião sobre temas polêmicos;
*Entrevistas com alunos, diretor, coordenador ou pais;
*Últimos acontecimentos como olimpíadas escolares, festas do bairro ou na escola