Relatório Forças
FACULDADE DE FÍSICA
Curso de Engenharia - TURMA 460
Disciplina de Mecânica Fundamental
Relatório
Forças
Equipe:
Anderson Pizzolato
Bianca Peixoto
Cássio Soares
Roberto Bing
Professora da Disciplina:
Vivian Machado de Menezes
Porto Alegre, Setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Nesse relatório calcularemos e verificaremos alguns valores dos coeficientes de atrito para superfícies com áreas diferentes, superfícies de natureza diferentes e, também, em planos diferentes.
OBJETIVO: decompor forças e calculá-las aplicar corretamente as leis do movimento calcular o coeficiente de atrito estático
FUNDAMENTOS TEÓRICOS: Força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento. É sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio; quanto maior for a força normal, maior será a força de atrito. É dado pela fórmula Fat=μ.N O coeficiente de atrito, geralmente representado pela letra μ, é uma grandeza adimensional (não apresenta unidade de medida) que relaciona a força de atrito e a força de compressão entre dois corpos. Esse coeficiente depende dos materiais envolvidos. O coeficiente de atrito entre duas superfícies é determinado a partir de dados experimentais, e por isso representa uma predição aproximada da relação entre a força de atrito e a força de compressão.
Coeficiente de atrito estático: determinado quando as superfícies em contato encontram-se em iminência de movimento relativo, mas ainda não se moveram. Relaciona a máxima força de atrito possível (com as superfícies ainda estáticas uma em relação à outra) com a(s) força(s) normal(is) a elas aplicadas. Para efeito de diferenciação, é representado por .
MATERIAL UTILIZADO:
Sistema de