Relatório mesa de forças
RELATÓRIO
MESA DE FORÇA
NOME: MATRÍCULA:
PROF.:
CAUCAIA, 07/11/2012
INTRODUÇÃO
Vetores são objetos matemáticos, que para serem devidamente caracterizados, deve-se conhecer seu módulo, direção e sentido. O deslocamento de uma partícula de um ponto A até um ponto B é um exemplo de vetor. Seu módulo é dado pela distância entre os pontos A e B, sua direção é a reta que liga esses dois pontos e seu sentido é do ponto A até o ponto B. Deve-se observar que o vetor deslocamento não conserva qualquer outra informação sobre a trajetória da partícula.
OBJETIVO
Determinar a resultante de um sistema de forças colineares ou não. Calcular a resultante de duas forças utilizando o método analítico e geométrico.
MATERIAIS
* Mesa de força; * 3 conjuntos de massas acopláveis e gancho; * Lastro (50g); * 1 dinanômetro de 2,0 Newtons; * 3 extensões de cordão com ganchos; * 2 tripés; * 1 alinhador para dinanômetro; * 1 perfil universal com fixador; * 6 sapatas niveladoras;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL – REGULAGEM:
Regulou-se as roldanas para que girassem com o mínimo de atrito; foi nivelada a mesa através das sapatas, e colocado o anel no pino central e fixado no mesmo anel as três extensões (com gancho) as quais passaram pelas roldanas na periferia da mesa, dependurou-se nas extremidades livres destas extensões os conjuntos de massas acopláveis.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL I – FORÇAS COLINEARES DE SENTIDOS INVERSOS:
Determinou-se com o dinanômetro o peso F1 de uma das massas acopláveis, e anotado F1=0,52 N; posicionou-se uma roldana a 0° e o anel no pino central com duas extensões suspendendo uma massa “m” cujo peso foi determinado. Para efeito de equilíbrio do sistema, uma segunda força F2 de módulo 0,52 N, horizontal e oposta a F1 foi aplicada.