Relatório Final Sniff
O objetivo do relatório em questão e expor a análise feita através do processo observacional e dos experimentos realizados no programa Sniffy – O Rato Virtual, Versão pro 2.0. O rato observado apresentava-se ágil, esperto e por vezes agitado. A observação foi realizada no Laboratório de Processos Psicológicos Básicos I, utilizamos um notebook Intel Pentium, HD de 297GB, com sistema operacional Windows 7 Ultimate.
Foram realizados no total de dez experimentos, que compunham a Linha de base que constitua da analise dos comportamentos do Sniffy. Em seguida, a Aquisição básica de uma resposta condicionada (CR), na qual o rato já estava condicionado á pressão a barra e através das sessões do experimento ele deixa de pressioná-la com tanta freqüência. O experimento de extinção tem como objetivo reduzir as reações que o choque causava no rato utilizado. Constituiu-se o experimento seguinte a recuperação espontânea, onde é observada a volta do medo e como ele se comporta com isso. Em seguida utiliza-se o treino ao alimentador, onde se dispõe de um rato novo e começa-se a condicioná-lo a associar o som com o alimento. Ao modelar o rato a pressionar a barra é apresentado o estimulo sempre que ele pressiona a barra, de maneira a associar o alimento com as pressões a barra.
A modelagem para rolar, foi realizada para que Quik fosse condicionado com o estimulo “alimento” a posicionar sua cabeça entre as patinhas ate que se obtivesse o comportamento desejado. No experimento de extinção, são dispensados o som e o alimento para que ele deixasse de pressionar a barra. A punição suave vem em seguida e constitui de uma baixa intensidade de choque que gera em Quik, a redução das pressões a barra temporariamente. Por ultimo o efeito de uma única punição severa onde é realizada uma única descarga intensa de choque, levando uma extinção a longo prazo, das pressões á barra.
Palavras Chave: Comportamento, Sniffy, Condicionamento Clássico e Operante.
2 INTRODUÇÃO
A