Relatório final do projeto de extensão: Além dos muros
PROJETO “ALÉM DOS MUROS”
Responsável: Prof. Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza
Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP
1. Introdução e objetivos do projeto:
O Projeto Além dos Muros foi concebido para desenvolver a extensão através da prática de ações transdisciplinares entre as áreas da saúde e outros setores do campus da UNESP em Botucatu, visando a solução de distorções sociais numa comunidade. Para isso, utilizou-se da Pesquisa para planejar medidas eficientes de ação. A partir de dados levantados previamente, atividades foram elaboradas em discussões acadêmicas e transmitidas a graduandos decursos oferecidos pela UNESP de Botucatu, praticando-se aí o Ensino do conhecimento aplicado às premências sociais.
O foco do projeto foi o Distrito de Rubião Junior, pertencente ao município de Botucatu e situado no entorno do campus que agrega a Faculdade de Medicina, o Instituto de Biociências e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. O objetivo principal foi envolver os alunos de vários cursos em atividade que envolvia o conhecimento das condições de saúde e qualidade de vida no distrito, com discussão de propostas de intervenção.
O distrito de Rubião Júnior possui aproximadamente seis mil moradores fixos, além de uma população flutuante de número semelhante constituída por professores, estudantes, funcionários e pacientes do campus universitário da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) o qual abriga (FERRARI, 2011).
Em termos de saúde, por meio de territorialização sistemática de acordo com o Programa de Saúde da Família (PSF) implementado no Sistema Único de Saúde (SUS), sabe-se que as comorbidades mais prevalentes em seu meio são hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). No aspecto de vulnerabilidade social, 46,7% das famílias apresenta ganhos inferiores a meio salário mínimo e 77,1% não concluíram o primeiro grau de estudos. Muitos estudantes e crianças utilizam-se de