o homem e o crime
Avaliação Interna é aquela em que o processo é conduzido e realizado exclusivamente (ou quase) por membros da comunidade educativa da escola. Pode ser definida como a análise sistemática de uma escola, realizada pelos membros de uma comunidade escolar com vista a identificar seus pontos fortes e fracos e a possibilitar a elaboração de planos de melhoria” (Alaíz e tal., 2003.
Avaliação Institucional
Instituída pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, a avaliação das instituições de ensino superior (IES) é parte integrante do conjunto de procedimentos avaliativos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Fazem parte desse sistema, além da avaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e o exame nacional de avaliação dos estudantes – ENADE.
Para que avaliar?
Esses processos avaliativos possibilitam oportunidades auxiliares na formulação de directrizes para as políticas públicas de educação superior, na melhoria da qualidade e da relevância das instituições de ensino superior.
Qual a diferença entre avaliação EXTERNA e INTERNA?
Interna ou Auto-avaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas directrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES. A avaliação interna, realizada pela CPA, é um processo constante que visa a identificar os pontos positivos e em quais pontos a instituição deve avançar, e propor medidas que melhorem a qualidade de toda a estrutura e acções vinculadas ao ensino e à aprendizagem.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente da sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de